Atrações Culturais
Esquina da Casa da Cultura em Paraty.
Casa da Cultura
Formada por moradores da cidade, artistas, artesãos, associações culturais e de bairros, a Casa da Cultura tem uma
programação permanente com exposições, eventos culturais, workshops, cursos, e uma escola de música, que atende crianças e jovens do município, gratuitamente.
Em seu Programa Cultural assume o compromisso de resguardar a cultura da cidade, que é patrimônio mundial pela UNESCO. Nesse contexto, oferece as condições essenciais para que a comunidade e visitantes possam trocar experiências e ideias e, produzir arte e cultura, nessa casa é que de todos.
Cinema da Praça
O Cinema da Praça atua com uma programação semanal do cinema, com filmes para todas as faixas etárias, o espaço promove a difusão de cultura em projetos ligados a educação, pesquisa, criação e produção.
A programação prevê uma utilização múltipla do espaço: sessões de cinema em diversos horários, com programação para adultos e crianças, e, durante a semana, também as sessões escola, gratuitas, no âmbito do Programa Educativo.
Foto retirada do Site Cinema da Praça.
Foto retirada do Site Contadores de Estórias, Paraty.
O Teatro Espaço, localizado na cidade de Paraty (RJ), é um versátil teatro de 94 lugares criado em 1985 para ser a sede do Grupo Contadores de Estórias. Importantes nomes da música, teatro e dança nacionais já se apresentaram no seu palco, como Paulo Autran, Paulo Moura, Joyce, Denise Stoklos, Antonio Nóbrega, entre muitos outros.
Atualmente, além das apresentações do grupo residente, que já se tornaram uma opção imperdível para quem visita Paraty, o Teatro é sede das atividades artísticas, educacionais e de turismo cultural desenvolvidas por seus integrantes.
Teatro Espaço
Museu de Arte Sacra
Fundado em 1978, o Museu de Arte Sacra funciona na centenária Igreja de Santa Rita, no Centro Histórico de Paraty.
Seu acervo compreende importantes relíquias histórico-religiosas, encontradas e recolhidas de várias outras igrejas da cidade. Entre eles, objetos e utilitários em prata e ouro, imagens de santos, mobiliário antigo, peças de época, bem como diversos artefatos sacros.
O museu possui imagens barrocas e em terracota de anjos e santos de importantes artistas sacros, e diversas outras peças e utensílios que compõem a Liturgia Católica: cálices, serpentinas, coroas, bacias, turíbulos, sinetas, jóias e paratynet preciosismo dos séculos XVIII e XIX.
Igreja Santa Rita, sede do Museu em Paraty.
Canhão do Forte Defensor de Paraty.
Museu Forte Defensor Perpétuo
O Forte Defensor Perpétuo foi construído em 1822, projetado para encabeçar o complexo defensivo de Paraty sobre pelo menos outras seis posições estratégicas. A designação presta homenagem a D. Pedro I, agraciado com o título de Defensor Perpétuo do Brasil.
O contexto do estabelecimento do Forte Defensor Perpétuo em 1822 remonta ao reforço da defesa da região em meio às tensões que culminaram com a Independência do Brasil.
Caminho do Ouro
Estrada construída pelos escravos entre os séculos XVII e XIX, a partir de trilhas dos índios guaianazes, a Estrada Real, Caminho do Ouro em Paraty, está bastante preservado e se encontra envolto pela exuberância da Mata Atlântica do Parque Nacional da Serra da Bocaina.
Ponto de passagem obrigatório, nos séculos XVII e XVIII, o caminho ligava Minas Gerais a Rio de Janeiro e São Paulo. No chamado "Ciclo do Ouro", Paraty exercia a função de Entreposto Comercial e também por sua posição geográfica, porto escoadouro da produção de ouro de Minas para Portugal. Foi uma das mais importantes cidades portuárias do século XVIII.
Caminho do Ouro em Paraty.
Centro histórico de Paraty.
Centro Histórico
O centro histórico é o cenário colonial de Paraty, que inclui mansões com paredes caiadas e igrejas barrocas em ruas exclusivas para pedestres com calçamento de pedras irregulares.
A Igreja de Santa Rita, construída em 1722 com vista para a baía, tem um museu de arte sacra. A gastronomia variada inclui bistrôs estilosos e restaurantes tradicionais com mesas ao ar livre.
Bares charmosos oferecem música brasileira ao vivo, e lojas chiques vendem cachaças locais, roupas e artesanatos.
SESC Paraty
O Polo Sociocultural Sesc Paraty realiza atividades artísticas e culturais, compreendendo o acesso à arte como meio de promoção da cidadania. Trabalha com propostas de atividades nos âmbitos da formação, fruição, pesquisa e experimentação.
Realizam atividades em cada uma das linguagens artísticas: artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música, literatura e patrimônio cultural, por meio de apresentações, espetáculos, cursos, oficinas e exposições.
Imagem retirada no Site SESC Paraty.